Formação 
 

Formação

2012

Estudo Nacional de Prevalência de Infeção em Cuidados Continuados

A Direção-Geral da Saúde (Programa Nacional de Controlo de Infeção – PNCI), através de um protocolo estabelecido com a UMCCI, pretende desenvolver um estudo nacional de prevalência de infeção associada a cuidados de saúde (IACS) e uso de antibióticos em unidades de cuidados continuados nos meses de março e abril de 2012.

 2011 

"Identificar as necessidades de formação em Cuidados Continuados Integrados"

Apresentação do projeto "Identificar necessidades de formação em Cuidados Continuados Integrados" - Dezembro de 2011 - Horácio Covita no 2.º Congresso Nacional de Cuidados Continuados - União das Misericórdias Portuguesas (UMP) - realizado nos dias 25 e 26 de Novembro de 2011.

Apresentação do projeto por Horácio Covita - PDF - 4.530 Kb

Relatório final do projeto - PDF - 4.318 Kb

Planeamento da Alta e Continuidade de Cuidados

No âmbito do seu plano de formação, a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI) está a organizar uma formação, subordinada ao tema "Planeamento de Altas e Continuidade de Cuidados", direccionada para as Equipas de Gestão de Altas.

Programa - PDF - 44 Kb

Calendarização

  • Região de Lisboa e Vale do Tejo - dias 9, 10 e 11 de Fevereiro de 2011. Edifício do Instituto da Segurança Social, IP. Rua Castilho, n.º 24, Lisboa. Horário: Manhã - 09h00-12h30 / Tarde - 14h30-18h00. A inscrição e distribuição dos profissionais, pelos três dias de formação, está a ser realizada pela respectiva Equipa Coordenadora Regional.  
    • Dias 9 e 10 de Fevereiro - 4.º andar
    • Dia 11 de Fevereiro - Auditório do R/C
  • Região Centro - dias 15,16 e 17 de Novembro de 2010.

Apresentações

Planeamento da Alta e Continuidade de Cuidados

No âmbito do seu plano de formação, a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI) está a organizar uma formação, subordinada ao tema "Planeamento de Altas e Continuidade de Cuidados", direccionada para as Equipas de Gestão de Altas.

    Workshop sobre formação básica em Cuidados Paliativos

    No âmbito do seu plano de formação, a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI) está a organizar o Workshop: Formação básica em cuidados paliativos para Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). As equipas e unidades da RNCCI que frequentarão este workshop são identificadas pelas Equipas Coordenadoras Regionais da respectiva Região de Saúde.

    • Programa - PDF - 166 Kb
    • Calendarização:
      • Dia 1 de Fevereiro de 2011 - workshop dirigido a ECCI e ULDM das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - Local: Sala do 4.º andar do Instituto da Segurança Social, IP – Rua Castilho, 24 - 4.º andar, Lisboa.
      • Dia 2 de Fevereiro de 2011 - workshop dirigido a ECCI e ULDM das regiões Centro e Norte - Local: Sala 25 do Gabinete de Gestão e Dinamização do Conhecimento - Rua da Constituição n.º 195 , 2.º andar 4200-198, no Porto.
    • Material de apoio à formação - Arquivo Zip - 15,7 Mb

    2010

    Workshop "As Demências na RNCCI - Qual o papel dos Cuidadores?" 

    A Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI) organizou, entre os dias 21 de Outubro e 17 de Novembro de 2010, o workshop: "As Demências na RNCCI - Qual o papel dos Cuidadores?", de Norte a Sul do país.

    Plano Individual de Intervenção

    Com base nas necessidades formativas e tendo em conta a importância que o Plano Individual de Intervenção assume, enquanto instrumento de planeamento na prestação de cuidados de qualidade, a UMCCI tem vindo a promover um conjunto de acções de formação, a nível nacional, direccionadas para todas as unidades de internamento da RNCCI em parceria com a Fundação Mundos de Vida.

    Qualidade e Técnicas de Auditoria para as Visitas de Acompanhamento da RNCCI

    Atendendo a importância que as Equipas Coordenadoras Locais assumem no âmbito da RNCCI, uma vez que asseguram o acompanhamento da Rede, a nível local, bem como a articulação e coordenação dos recursos, a UMCCI, em parceria com a BIQ Consulting, promoveu acções direccionadas a estas equipas.

    Instrumento de Avaliação Integrado

    A RNCCI adopta a utilização de um instrumento de avaliação único, denominado Instrumento de Avaliação Integrado (IAI), que tem por objectivo a identificação de perturbações físicas, funcionais, mentais, sociais e hábitos de vida cujos contributos são importantes na definição de um plano individual de intervenção, com ênfase na manutenção e recuperação de capacidades. Relativamente a este assunto pode consultar:

    Maus-tratos a Pessoas Idosas em Contexto Institucional

    A UMCCI organizou vários seminários a nível nacional, em parceria com o Instituto Nacional de Administração, subordinados ao tema "Maus-tratos a Pessoas Idosas em Contexto Institucional". Estes seminários visaram sensibilizar os profissionais, que integram a RNCCI para a problemática dos maus-tratos a pessoas idosas e dependentes em contexto institucional.